domingo, 2 de dezembro de 2007

Sistema Operacional MS-DOS

O MS-DOS, apesar de ser um ótimo sistema operacional, em termos de funcionamento, era difícil de aprender para usuários sem muita experiência e explorava pouco os recursos do computador. Como a informática estava se popularizando cada vez mais, a tendência era que as empresas produtoras de software criassem um sistema operacional mais fácil de usar e com maior poder de fogo.
A Apple foi a pioneira a apostar em um ambiente gráfico, que além de ser mais atraente para o usuário era também mais fácil de aprender. A tela do computadir agira era repleta de desenhos (icones) que representavam as tarefas a serem executadas no microcomputador.
Apesar do pioneirismo da Apple na interface gráfica para micros quem realmente popularizou tal interface foi a Microsoft com o lançamento do Windows. Mesmo porque, os computadores padrão eram muito mais difundidos que os Apple. Em suas primeiras versões o Windows trabalhava com uma "capa" para o MS-DOS e trouxe a capacidade de explorar recursos de som e imagem (multimídia) antes impossível de serem efetuados pelo DOS.
Em 1995 surge o Sistema Operacional Windows 95 e a partir daí o DOS perde terreno e os PC's passam a trabalhar com o dobro da potência.
Em 1998 é lançado o Windows 98 e sepulta de vez o DOS.

Nenhum comentário: